A Gatificação é essencial diante da grande mudança na interação dos gatos domésticos com as famílias modernas. Mas antes de explicar o conceito de Gatificação, permita-me contar uma breve história. Será breve, prometo!
Há 20, 30, 40 anos atrás, a maioria dos gatos que tinham “dono”, vivia em casas com jardim, com janelas sem tela e tinham livre acesso ao quintal e à rua. Atualmente ainda vemos muitos gatos assim, principalmente em cidades pequenas.
Porém com a verticalização das moradias e com os gatos vivendo cada vez mais próximos dos membros da família, começamos a trazê-los para dentro da nossa casa. Fizemos isso para evitar maus tratos, envenenamento, doenças, atropelamento… e por aí vai. É nesse contexto que surge a Gatificação.
Afinal, o que é Gatificação?
Gatificação é o enriquecimento ambiental visando uma melhor qualidade de vida e saúde para os gatos que vivem em ambientes confinados – como nossas casas ou apartamentos. Ou seja, gatificar é transformar o lugar que o gato vive em um lugar melhor para ele, suprindo todas – ou pelo menos a maioria – das suas necessidades.
Se observarmos que um gato doméstico, sem acesso à rua, pode viver 16, 17 e até mais de 20 anos, devemos dar a ele os recursos adequados para que suas necessidades comportamentais e físicas sejam atendidas e assim ele tenha uma vida com qualidade.
Mas para fazer uma boa gatificação, temos que conhecer e entender um pouquinho mais sobre os felinos. Esses companheiros incríveis, inteligentes, curiosos e enigmáticos.
Por que gatificar?
Para saber por que gatificar, pense em um gato que vive na rua. Se você observar, verá que ele gosta de subir em muros, telhados e árvores, as vezes se esconde debaixo de carros ou em algum buraco. Os gatos também arranham troncos de árvore e constantemente caçam bichinhos como grilos, borboletas ou até presas maiores, como ratos.
Mesmo vivendo dentro de casa, os felinos mantêm esses hábitos instintivos, como subir, se entocar, arranhar, caçar, entre outros. Precisamos fornecer a eles, meios e lugares adequados para que possam fazer tudo isso.
Se não enriquecemos o ambiente, certamente o gato buscará lugares alternativos para suas práticas habituais e necessárias. É assim surgem os sofás e poltronas arranhadas, gatos dormindo dentro de guarda-roupas e abrindo gavetas, ou se escondendo quando chegam visitas em casa. Ou então aquele gato que dorme o dia inteiro porque não tem como fazer o que gosta… já pensou que vida triste? Por esse motivo é tão importante gatificar!
Como fazer Gatificação
Se você tem dúvidas de como fazer gatificação, saiba que existe várias maneiras de gatificar o ambiente. Antes de fazê-la, é de suma importância que você tenha em mente o tamanho do espaço disponível na sua casa para isso, o seu estilo de decoração e de vida.
Também seria interessante conhecer um pouco a personalidade do seu gato, caso ele já seja adulto. Você pode fazer isso observando-o e entendendo o que ele mais gosta de fazer, qual sua rotina, seus brinquedos e lugares favoritos.
Caso ele ainda seja filhote e você não saiba qual a personalidade dele, maravilha! Saiba que ele usará a maior parte da gatificação que você fizer e aproveitará os benefícios dela desde filhote. Terá uma infância feliz em um ambiente gatificado.
Dicas de Gatificação
Aqui citaremos algumas coisas que certamente não podem faltar, partindo do princípio de que os gatos já têm os itens que são obrigatórios por uma questão de saúde (caixa de areia, comedouros, bebedouros, mantinhas).
- Arranhadores: Eles precisam ser firmes a ponto de o gato poder se apoiar para arranhar, sem que o arranhador saia do lugar. Devem ser distribuídos em lugares de passagem, também próximos a sofás e poltronas – locais que o gato costuma arranhar. Há diversas opções de arranhadores e cada gato se adapta melhor a um ou outro material (sisal, papelão, carpete).
- Gatificação vertical: São “prateleiras” e nichos suspensos e bem presos às paredes. Eles são importantes para criar lugares altos e mais opções para os gatos se sentirem seguros como se estivessem em árvores. A verticalização faz com que eles fiquem mais confiantes ao observar o ambiente de cima. Também é a melhor opção para quem não tem muito espaço.
- Camas de janela: Camas presas às janelas ou colocadas logo abaixo delas, são essenciais para que os gatos possam olhar o movimento da rua e assim ficarem entretidos boa parte do tempo. Se a cama ficar em um lugar que bata sol, fará mais sucesso ainda.
- Tocas e camas: São lugares em que os gatos podem se esconder e se aninhar quando querem privacidade, querem dormir ou se sentem ameaçados. As tocas são super bem-vindas no inverno e para gatos que tem medo de visitas (neste caso, melhor ainda se forem colocadas em um lugar alto). Fazem sucesso quando têm uma cobertinha dentro.
- Brinquedos para “caçar”: Gatos são caçadores natos e essa é a importância dos brinquedos que simulam presas. Eles precisam gastar energia caçando diariamente e se for com interação do seu tutor pode ser mais interessante ainda, além de estreitar o vínculo entre eles. Deixe que ele mostre o exímio caçador que é!
Atualmente existe muitos tutoriais na internet ensinando a fazer gatificação no estilo DIY (faça você mesmo). Caso não tenha habilidade, ou não dispõe de tempo, você pode encontrar produtos em lojas especializadas como essa.
Agora que você já sabe o que é Gatificação, sua importância e tem ideia de como fazê-la, que tal começar? Seu gato agradece!